sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pico da Ibituruna


Pico da Ibituruna, em tupi-guarani Pedra Negra, é um belo pico que se sobressai sobre a cidade de Governador Valadares, Minas Gerais.
Há diversas versões para o nome dado ao Pico do Ibituruna. Algumas indicam que, em tupi-guarani, Ibituruna significa nuvem negra, ou montanha escura que parece nuvem preta. Outras versões apontam que Ibituruna significa terra alta e preta, ou “montanha negra” ou, ainda, serra de pedra preta.
Conhecido como “Plataforma Mundial de Vôo Livre”, é o principal atrativo de fomento do turismo Valadarense. Com 1.123m de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do vôo livre. Além do vôo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura e é base de estudos e planejamento turístico.
O turista que chega a Governador Valadares percebe, à distância, sua presença. Muitos quilômetros antes de entrar no município, avista, ainda na estrada, o Pico do Ibituruna. Majestosa pedra negra encravada na planície por onde serpenteia o caudaloso rio Doce, ela é ponto de referência para todos que por aqui passam. O Pico pode ser avistado de todos os bairros urbanos. De sua parte mais alta se tem uma das vistas mais bonitas. O pôr do sol no Vale do Rio Doce é um momento de rara beleza. A magia do entardecer se enche de brilho quando as luzes da cidade se acendem e transformam Governador Valadares numa cidade progresso.

 Local
 Pico da Ibituruna - Governador Valadares 

Dados 

Altitude:1123 metros. 

Desnível:850 metros.

Quadrante:S|SE|NE|N|NW|SW

Coordenadas: S 18º 53’ 10” W 041º 54’ 58” (-18 53 10 -41 54 58 para o Google Earth) 

Acesso:Distante 11 km (30 min.) do centro de Governador Valadares, a partir da BR-116. Estrada de terra e calçamento em boas condições para qualquer veículo, embora um pouco íngreme
. 
Decolagem:4 rampas de madeiras e 10 naturais com possibilidade de várias decolagens simultâneas. 

Pouso:Oficial após a ponte do Rio Doce, na Feira da Paz, (2,5 km) 

Melhor Época:Meses de Fevereiro e Março. No entanto, é favorável durante todo o ano.

Prós:Térmicas muito fortes, grande paredão a esquerda da decolagem N, que todos devem respeitar, térmicas que chegam a 9, 10m por segundo. Pouso em todas as direções e resgate fácil ao longo da rodovia. 

Contras:Pouco recomendado para pilotos inexperientes no horário mais forte, cuidado com pousos ao longo da rodovia, devido a grande incidência de fios elétricos.

Informações Gerais:Consagrado como o melhor local para vôo livre no Brasil e tida como capital mundial do vôo livre. Boa infra-estrutura hoteleira, existem pousadas com serviço de resgate para voadores. 
Fonte:pt.wikipedia.org

0 comentários:

Vôo Livre

VÔO LIVRE É UM TRADIÇÃO EM VALADARES

Governador Valadares é considerada por muitos pilotos como um dos melhores locais do Brasil e do mundo para a prática do vôo livre. Nosso sítio de vôo reúne características favoráveis à prática do esporte, tais como: excelente condição climática, fácil acesso à rampa, agilidade para o resgate e pousos em todas as direções.

Durante todo o ano a cidade recebe pilotos de diversas partes do mundo que vem a procura de nossas famosas térmicas. Nos meses de fevereiro e março ? alta temporada ? são realizados campeonatos nacionais e internacionais atraindo centenas de competidores e praticantes do esporte. (Associação Valadarense de Vôo Livre - AVVL).

ENTENDA UM POUCO SOBRE VÔO LIVRE

Em vôo livre não se salta, decola-se. O esporte é praticado com asa-delta ou paraglider (também chamado de parapente, é aquele parecido com pára-quedas e mais barato do que asa-delta). Sua arte está em ir mais alto do que o ponto de partida com as correntes ascendentes de ar quente. Em um dia bom - quente e com sol - pode-se atingir com algum empenho 4.000 metros acima do solo.
Fonte: www.sitiobrasil.com.br
© 2009 Template Redesigner - WebMaster FarleyGV