sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lançamento da pedra fundamental do campus do IFMG/GV


Lançamento da pedra fundamental do campus do IFMG/GV marca a história da cidade

Governador Valadares já tem universidade pública. Nesta sexta-feira (9/10), foi lançada a pedra fundamental do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) em Valadares. O Instituto oferece cursos superiores e técnicos gratuitos, e segundo a prefeita Elisa Costa, “muda o rumo desta cidade”. Na presença do professor reitor do IFMG, Caio Mário Bueno, o diretor do campus do IFMG/GV, Júlio Azevedo, do deputado federal Leonardo Monteiro, do vice-prefeito, Geremias Brito, vereadores e outras autoridades e lideranças da cidade, Elisa ressaltou que a cidade está dando um grande passo na construção de desenvolvimento ao conquistar um campus do IFMG.

Para a prefeita investir em educação, oferecer universidade pública é conquistar desenvolvimento definitivo, o verdadeiro desenvolvimento sustentável, que não traz benefícios somente para o presente, mas para o futuro, e, principalmente, para todos. “Considero que política séria tem que fazer o presente bem feito e estender os benefícios às gerações futuras. Desenvolvimento sustentável é isso, incluir economia, cultura, educação e incluir a todos e todas”.

Já o reitor do IFMG disse que “Todos nós devemos lutar pelo direito universal de educação. Todos precisam cobrar dos políticos que tenham como prioridade os investimentos em educação. Mas educação de qualidade para todos, que inclua àqueles que sempre estiveram à margem de todos os processos deste país, que tem mais de 80 milhões de analfabetos funcionais”, afirma o professor, ressaltando o ensino de qualidade que Valadares está recebendo com o IFMG, antigo Cefet, instituição federal com mais de 100 anos de história.

Na ocasião, o deputado federal Leonardo Monteiro recebeu o reconhecimento da prefeita Elisa Costa pelo esforço e trabalho, sempre conjunto, para dar aos valadarenses universidade pública. O deputado ressaltou que a implantação do IFMG em Valadares é resultado de um governo federal que entendeu e trabalha para que a educação seja prioridade neste país, e que seja direito de todos.

A construção do campus do IFMG/GV, de acordo com a empresa que ganhou a licitação para a realização das obras – Construtora Hana –, será feita em três etapas. A primeira delas, que começa agora, ficará pronta até o final do ano que vem, e disponibilizará: prédio com 28 salas de aulas e laboratórios; prédio administrativo, com auditório e biblioteca; e estacionamento com capacidade para 120 vagas para automóveis, uma para ônibus e outra para microônibus e, ainda, 20 para motos. Da área de 80mil m² doada pela Prefeitura para o a construção do campus, nesta primeira etapa serão utilizadas 3.300 mil m². Ao fim das outras etapas, o campus terá cerca de 80 salas de aulas.

Mas as oportunidades começam já, mesmo antes do campus definitivo ficar pronto. Para 2010, o IFMG/GV está oferecendo dois cursos superiores: Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental; e um de nível técnico: Segurança do Trabalho.  Até que o campus seja construído, a Prefeitura está oferecendo o Polo de Apoio Presencial de Educação a Distância de Valadares para a realização das aulas.
Fonte:www.valadares.mg.gov.br

0 comentários:

Vôo Livre

VÔO LIVRE É UM TRADIÇÃO EM VALADARES

Governador Valadares é considerada por muitos pilotos como um dos melhores locais do Brasil e do mundo para a prática do vôo livre. Nosso sítio de vôo reúne características favoráveis à prática do esporte, tais como: excelente condição climática, fácil acesso à rampa, agilidade para o resgate e pousos em todas as direções.

Durante todo o ano a cidade recebe pilotos de diversas partes do mundo que vem a procura de nossas famosas térmicas. Nos meses de fevereiro e março ? alta temporada ? são realizados campeonatos nacionais e internacionais atraindo centenas de competidores e praticantes do esporte. (Associação Valadarense de Vôo Livre - AVVL).

ENTENDA UM POUCO SOBRE VÔO LIVRE

Em vôo livre não se salta, decola-se. O esporte é praticado com asa-delta ou paraglider (também chamado de parapente, é aquele parecido com pára-quedas e mais barato do que asa-delta). Sua arte está em ir mais alto do que o ponto de partida com as correntes ascendentes de ar quente. Em um dia bom - quente e com sol - pode-se atingir com algum empenho 4.000 metros acima do solo.
Fonte: www.sitiobrasil.com.br
© 2009 Template Redesigner - WebMaster FarleyGV